RECADINHOS: Porque os meus cães fazem parte da Família !!

10/01/09

Conselhos para o frio dos cães

Passeios

Comprar agasalhos para as raças mais pequenas e de pêlo raso, como por exemplo o Chihuahua – Certifique-se que os agasalhos têm uma “gola subida”, que protegem a barriga e que chegam até ao topo da cauda;
Se passeados na neve, aparar os pêlos entre os dedos para evitar que se formem bolas de gelo nessa região;
Os cachorros são mais sensíveis ao frio – temperaturas abaixo de 0ºC podem tornar mais complexa a tarefa de educar o cão a fazer as necessidades na rua. Em vez disso, pode dedicar-se, numa primeira fase, a ensiná-lo a fazer no jornal.
Se levou o cão a caminhar na neve, limpe as patas com água morna para proteger as almofadas. Faça o mesmo nas outras partes do corpo que pareçam ter sido particularmente afectadas pela neve, como por exemplo, orelhas compridas e peludas;
Na neve, os cães perdem o rasto mais facilmente, por isso mantenha-os sempre de trela.
Não deixe o cão dentro do carro por longos períodos de tempo. No Verão, o carro torna-se num forno, mas no Inverno, o carro acumula frio e pode funcionar como arca frigorífica.

Em casa

Escove o cão regularmente para evitar que o ar seco das casas aquecidas artificialmente seque o pêlo e a pele do cão.
Nunca tosquie o cão nos meses mais frios e em casos de excepção, dê-lhes um agasalho adequado.
Nestas alturas os cães de interior tornam-se menos activos e pode ser necessário reduzir a quantidade de ração dada. Fale com o veterinário antes de tomar alguma decisão.
Crie um sítio aconchegante e quente para o cão. As superfícies impermeáveis, como a tijoleira, por exemplo, podem-se tornar muito frias no Inverno.
Não dê banho ao cão no Inverno – Caso tenha de o fazer, seque bem a pelagem e mantenha o cão longe de correntes de ar.



Créditos : Arca de Noé

Sem comentários: