RECADINHOS: Porque os meus cães fazem parte da Família !!

10/01/09

Cães e o Frio !

Temos tendência a assumir que os cães lidam bem com as temperaturas baixas por serem cobertos de pêlo. Mas na verdade, os cães também têm frio e apesar de o pêlo oferecer alguma protecção, em muitos casos isso não é suficiente.


Existem raças apuradas para viver no frio, mas outras são particularmente afectadas pelas temperaturas baixas, independentemente de serem cães de interior ou exterior. Apesar de o nosso país ter uma costa de temperaturas temperadas, existem regiões interiores onde o termómetro desce com frequência abaixo de zero. Apenas determinadas raças nascem para suportar temperaturas negativas,como por exemplo, os cães nórdicos.

Os cães necessitam de tempo para se aclimatizarem e por isso não é saudável para eles passarem de um ambiente interior para um exterior bruscamente. Os cães que passam noites no exterior não devem ser trazidos para dentro de casa durante o dia ou alternar entre noites no interior e no exterior. Estas mudanças de temperatura são perigosas para os animais que podem facilmente desenvolver problemas respiratórios. Contudo, neste último caso, pode e deve abrir excepções em dias ou noites particularmente frios, ventosos ou chuvosos.

Os cães mais adaptados ao nosso clima são as raças portuguesas, mas nem todas se adaptam à vida no exterior. A variedade pequena do Podengo Português, por exemplo, com 4 a 5 kg, não é indicada para viver no exterior. Já o Cão da Serra da Estrela adapta-se perfeitamente ao frio.


Cães de interior

Os cães que habitam dentro de casa, não sofrem tanto com o frio que se faz sentir no exterior. Existem mesmo assim alguns cuidados que os donos devem ter com os cães.




Créditos: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=406

Sem comentários: