RECADINHOS: Porque os meus cães fazem parte da Família !!

17/05/08

pulgas e carraças!!

Queridos Amigos!!
nunca é demais relembrar que entramos na epoca do calor!!!
Colocar o advantix todos os meses, ate ao Invernos e depois de 2 em 2 meses ate ao Verão!!!
mas a prioridade é nestes meses de calor!!!
pode ser o melhor cão do mundo mas ele não está imune as carraças e pulgas!!!
estas podem provocar serias doenças no seu cão!!
Ter um cão não é so dar de comer e beber!
há muito mais que isso!!!
Por isso se ama o seu cão ....



E que tipo de doenças podem as carraças transmitir ao animal?

Certas carraças através de neurotoxinas da sua saliva podem produzir nos seus hospedeiros um quadro de paralisia ascendente.

Esta situação resolve-se normalmente retirando a carraça inteira do hospedeiro, não deixando vestígios da sua "boca" na pele do animal.

Para esta manobra deve-se usar éter (preferenciamente), ou álcool sobre o parasita, que depois de torpe, facilmente se se retirará, obrigando-o a dar uma "cambalhota para trás".

As carraças podem ser portadoras de um tipo de micróbio (protozoários - seres unicelulares microscópicos), que serão transmitidos pela carraça, aquando da picada desta no animal.

Estes protozoários vão "colonizar" os glóbulos vermelhos e/ou as células mononucleares do hospedeiro provocando, após um período de incubação de 1-3 semanas, sinais de doença.

Os protozoários mais importantes que podem ser transmitidos pelas carraças são os seguintes: Rickettsia conorii (causa a febre botonosa), Coxielia burnetti (causa a febre Q), Borrelia burgdorferi (causa a doenga de Lyme), Hepatozoon canis, Ehrlichia spp. e a Babesia spp..

Nem todos os cães ou gatos infectados por estes seres manifestarão doença, no entanto, aqueles que a manifestarem apresentarão um ou mais dos seguintes sinais: febre, depressão, letargia, descarga nasal e/ou ocular, perda de peso, claudicação, mucosas pálidas, tosse, dificuldades respiratórias, vómitos, diarreia, urina com sangue (tipo "vinho do Porto"), distúrbios neurológicos, paralisia de posteriores, hemorragia pelas narinas (epistaxis), choque e mesmo morte se não forem atempadamente tratados.

Portanto, sempre que detectar uma carraça no seu animal de estirnação mantenha-se alerta nas seguintes 1-3 semanas.

Porém existem animais que desenvolvem doença crónica em que os sinais são sub-clínicos e mais difícil de diagnóstico, no entanto, a gravidade da doença é ligeiramente inferior.

Sem comentários: